Judas é uma música escrita por Lady Gaga e RedOne, produzida também por ambos, e é o segundo single do álbum Born This Way. A música e seu videoclipe foram indicados a vários prêmios importantes como o International Dance Music Awards 2012. De acordo com Lady Gaga, Judas ”trata-se de sempre cair no amor com o homem errado uma e outra vez”. A música também é definida por Gaga como ”muito, muito escura”.
O single tinha, inicialmente, data de lançamento prevista para o dia 19 de abril de 2011. Porém, um vazamento na internet fez o lançamento ser antecipado para o dia 15 de abril. A música tinha previsão de estrear em número 1 na Billboard Hot 100, mas muitas rádios americanas simplesmente recurasam-se a tocar a música, fazendo a sua estreia no mediabase não tão alta e impossibilitando a música de ser número 1 na principal parada americana, e acabou estreiando na posição número 10, sendo este seu pico máximo. Fora dos Estados Unidos, a música também fez muito sucesso. Estreou no top 10 de 27 países. Foi #1 em 16 países, entre eles países como Austrália, Coréia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Suécia, França e Brasil. A música foi a mais tocada do ano de 2011 na rádio Jovem Pam FM de todo o Brasil.
A capa do single mostra uma cruz em um fundo vermelho com um coração no meio. Foi desenhada por Lady Gaga através do Word. A capa é uma foto da tela de um computador, tirada pela própria Gaga com seu celular. Quando tirou a foto, ela decidiu lançá-la como oficial para o single, pois alegou que ela dava “mais textura” na imagem.
O clipe da música foi gravado entre o dia 2 e 3 de abril de 2011. O lançamento oficial foi no dia 05 de maio de 2011 pelo canal E! e através da conta oficial de Gaga no VEVO/YouTube. O vídeo gerou polêmica antes mesmo de ser lançado, pois envolvia controvérsias religiosas. Gaga aparece no videoclipe interpretando Maria Madalena e Norman Reedus interpretou Judas Iscariotes. O videoclipe é o mais visualizado da era Born This Way, com aproximadamente 135 milhões de exibições no YouTube.
“o momento mais emocionante da minha carreira artística. É a maior obra que fizemos”.
Lady Gaga
Laurieann Gibson, diretora criativa de Lady Gaga na época, descreveu o vídeo dias antes de sua estreia:
“Eu vou te dizer agora, antes de tudo, eu sou cristã, e minha carreira é uma evidência de Deus em minha vida, e eu acho que a maioria das pessoas já estão pensando que Gaga e a blasfêmia e eles premeditando a abordagem e acho que vão ficar muito chocados ao descobrir quão grande e realmente inovador a mensagem é, e como liberar a mensagem é para todas as razões certas. E isso realmente vai chocar o mundo.”
Judas S2
ResponderExcluir